quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Evite acidentes e jamais esqueça o backup!

O Slackline é um esporte que vêm crescendo bastante e junto com este crescimento aumenta-se a preocupação com a informação sobre as devidas práticas de segurança para a prática do esporte. Uma dessas práticas que é de suma importância para a segurança do atleta é a utilização do backup de segurança.
A catraca utilizada no slackline, exerce uma tensão extremamente forte sobre a fita, e mesmo sendo projetada para suportar esta força, quando está totalmente esticada a fita fica muito mais suscetível a arrebentar caso seja utilizada indevidamente. Mesmo com o protetor, algumas superfícies de ancoragens podem ser extremamente cortantes, como alguns tipos de casca de árvore e algumas colunas de concreto. E neste caso durante a realização das manobras a ancoragem vai serrando a fita sem que o atleta perceba, e caso a fita arrebente, e não esteja sendo utilizado um backup, além do tombo, o atleta pode se machucar seriamente com a catraca voltando com muita força contra seu corpo ou o rosto.
Fazer o backup é muito simples, basta utilizar uma fita ou corda que tenha carga semelhante a fita de slackline, cerca de 3 toneladas é o suficiente, passar a coda por dentro da catraca e laçar a árvore prendendo-a bem firme com  um bom nó, ou um mosquetão. Com este procedimento simples o atleta garante a segurança de seu rolé e pode partir para as tricks sem preocupação. Portanto se ligue, não deixe de usar o Backup em suas ancoragens, principalmente se estiver usando duas catracas, onde a tensão sobre a fita é bem maior.

Atleta salvo pelo backup.


Slackline com e sem o uso do backup


                                          

 Não se esqueça de certificar se o ponto fixo em que você colocar o Slackline resiste a tensão exercida com seu peso. É importante saber que o slackline pode exercer  força máxima próxima de 2 Tolenadas por isso fique atento para evitar acidentes e ter uma boa diversão.

Slackline com segurança sempre e bons rolés!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário