segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Conteúdo didático:

O slackline é muito bem aceito por públicos de todas as idades. Seu fácil acesso e bom custo beneficio facilitam a inserção no meio escolar.

Segue abaixo algumas dicas  pedagógicas para a inserção do Slackline no conteúdo escolar.


Objetivo
Conteúdo
Avaliação
Conhecer a modalidade.
História da modalidade, através de vídeo sobre a prática. Apresentação do equipamento.
Os alunos devem trazer uma pesquisa sobre o Slackline para complementar as informações obtidas
Montar o Slackline.
Fixação do Slackline pelo professor e pelos alunos.
A montagem deve ser testada pelos alunos para que fique segura.
Explorar o Slackline.
Andar livremente sobre a fita em dupla ou trio com apoio e andar sem apoio.
Os alunos podem sugerir melhor forma de andar na fita.
Cada aluno relata suas experiências contando suas dificuldades e os problemas que sentiram durante a prática.
Equilibrar-se sobre diferentes objetos e superfícies.
Andar na linha da quadra, no banco sueco, em cima de cordas, trave de equilíbrio ou materiais alternativos que simulem a fita. Vivenciar os exercícios individualmente.
Alunos relatam sobre suas melhoras na execução do exercício e registram suas dificuldades no caderno para futuras interações e memorizações.
Equilibrar-se em diferentes posições na fita e fora dela.
Exercício de equilíbrio, os praticantes tem que equilibrar o corpo em uma das pernas em cima da linha da quadra por 20 segundos depois trocar a perna. Repetir com os olhos fechados.
Tentar subir na fita com uma das pernas e permanecer o tempo que aguentar se equilibrando na fita, depois realizar a mesma atividade com a outra perna.
Um aluno deve avaliar o desempenho do colega buscando auxiliá-lo para melhoria da execução.
Desenvolver jogos de equilíbrio.

Brincadeira de pega-pega na linha da quadra.
Desafios dos gladiadores. (um de cada lado da fita tem que se equilibrar até que um caia).
Flexionar o joelho até tocar a fita com os dedos da mão. (Ganha quem fizer sem cair).
Ao final da aula os alunos devem relatar seu interesse por atingir a meta de atravessar a fita e sua motivação pela aula
Criar movimentos e posições novas na fita.
Em trio explorar movimentos e criar novos desafios, depois os colegas devem tentar fazer a proposta de outros trios
Filmagem da aula para verificar a cooperação dos alunos no processo de aprendizagem e a evolução da técnica dos mesmos.
Sintetizar a técnica da movimentação no Slackline.
O professor e os alunos falam da posição ideal para atravessar a fita. (Planta do pé total tocando a fita, joelho semi-flexionado, tronco ereto, braços voltados para cima, cotovelos afastados do troco, palma da mão para cima, olhar para horizonte fixando no fim da fita – posicionamento ideal).
Conceitual – Através de conversa verificar o conhecimento dos alunos sobre o Slackline.
Atitudinal – Através dos relatos dos alunos analisar a motivação, cooperação, participação e o trabalho em equipe.
Procedimental – Medir a distancia que os alunos conseguem se deslocar na fita e verificar o tempo que o aluno consegue ficar em equilíbrio na fita.


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