O slackline é muito bem aceito por públicos de todas as idades. Seu fácil acesso e bom custo beneficio facilitam a inserção no meio escolar.
Segue abaixo algumas dicas pedagógicas para a inserção do Slackline no conteúdo escolar.
Segue abaixo algumas dicas pedagógicas para a inserção do Slackline no conteúdo escolar.
Objetivo
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Conteúdo
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Avaliação
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Conhecer a modalidade.
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História da modalidade, através de vídeo sobre a
prática. Apresentação do equipamento.
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Os alunos devem trazer uma pesquisa sobre o Slackline para
complementar as informações obtidas
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Montar o Slackline.
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Fixação do Slackline pelo
professor e pelos alunos.
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A montagem deve ser testada pelos alunos para que
fique segura.
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Explorar o Slackline.
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Andar livremente sobre a fita em dupla ou trio
com apoio e andar sem apoio.
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Os alunos podem sugerir melhor forma de andar na
fita.
Cada aluno relata suas experiências contando suas
dificuldades e os problemas que sentiram durante a prática.
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Equilibrar-se sobre diferentes objetos e
superfícies.
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Andar na linha da quadra, no banco sueco, em cima
de cordas, trave de equilíbrio ou materiais alternativos que simulem a fita.
Vivenciar os exercícios individualmente.
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Alunos relatam sobre suas melhoras na execução do
exercício e registram suas dificuldades no caderno para futuras interações e
memorizações.
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Equilibrar-se em diferentes posições na fita e
fora dela.
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Exercício de equilíbrio, os praticantes tem que
equilibrar o corpo em uma das pernas em cima da linha da quadra por 20
segundos depois trocar a perna. Repetir com os olhos fechados.
Tentar subir na fita com uma das pernas e
permanecer o tempo que aguentar se equilibrando na fita, depois realizar a
mesma atividade com a outra perna.
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Um aluno deve avaliar o desempenho do colega
buscando auxiliá-lo para melhoria da execução.
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Desenvolver jogos de equilíbrio.
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Brincadeira de pega-pega na linha da quadra.
Desafios dos gladiadores. (um de cada lado da
fita tem que se equilibrar até que um caia).
Flexionar o joelho até tocar a fita com os dedos
da mão. (Ganha quem fizer sem cair).
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Ao final da aula os alunos devem relatar seu
interesse por atingir a meta de atravessar a fita e sua motivação pela aula
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Criar movimentos e posições novas na fita.
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Em trio explorar movimentos e criar novos
desafios, depois os colegas devem tentar fazer a proposta de outros trios
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Filmagem da aula para verificar a cooperação dos
alunos no processo de aprendizagem e a evolução da técnica dos mesmos.
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Sintetizar a técnica da movimentação no Slackline.
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O professor e os alunos falam da posição ideal
para atravessar a fita. (Planta do pé total tocando a fita, joelho
semi-flexionado, tronco ereto, braços voltados para cima, cotovelos afastados
do troco, palma da mão para cima, olhar para horizonte fixando no fim da fita
– posicionamento ideal).
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Conceitual – Através de conversa verificar o conhecimento
dos alunos sobre o Slackline.
Atitudinal – Através dos relatos dos alunos analisar a
motivação, cooperação, participação e o trabalho em equipe.
Procedimental – Medir a distancia que os alunos conseguem
se deslocar na fita e verificar o tempo que o aluno consegue ficar em
equilíbrio na fita.
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